MENU
MJ manda Google e Facebook retirarem do ar posts com golpe do 'recall do cartão de crédito'
Tecnologia
Publicado em 27/03/2023

O Ministério da Justiça (MJ) ordenou que o Google e o Facebook retirem do ar posts que promovem o golpe do recall do cartão de crédito. A prática consiste em criminosos entrarem em contato com vítimas se passando por representantes de instituições financeiras e oferecerem a troca do cartão de crédito por um novo modelo. O objetivo é obter os dados pessoais e bancários dos usuários para cometer fraudes.

A medida foi tomada depois que diversas denúncias de vítimas foram registradas nos últimos dias. De acordo com o MJ, os posts foram identificados nas redes sociais e buscadores e continham informações falsas sobre o suposto recall dos cartões de crédito.

As empresas de tecnologia têm o prazo de 24 horas para retirarem os conteúdos do ar. Caso descumpram a determinação, estarão sujeitas a sanções administrativas e judiciais.

O golpe do recall do cartão de crédito é uma prática recorrente no Brasil e costuma acontecer com frequência. Por isso, é importante que os usuários estejam atentos aos contatos que recebem e, em caso de dúvida, entrem em contato diretamente com a instituição financeira para verificar a veracidade das informações.

Além disso, é fundamental que sejam tomadas medidas preventivas para evitar cair em golpes, como não fornecer informações pessoais e bancárias para desconhecidos, não clicar em links suspeitos e manter os softwares de segurança atualizados.

Com a retirada dos posts do ar, espera-se que a prática criminosa seja reduzida e que os usuários possam utilizar seus cartões de crédito de forma segura e tranquila.

Comentários