MENU
Tendência de aumento nos diagnósticos de autismo: o que está por trás desse fenômeno?
Saúde
Publicado em 01/04/2023

 

Cresce o número de casos de autismo em crianças nos EUA O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta por meio de dificuldades na comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos.

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo nos diagnósticos de autismo em crianças nos Estados Unidos. Segundo uma pesquisa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 1 em cada 36 crianças americanas com menos de 8 anos tem autismo. Essa taxa é maior do que a registrada na pesquisa anterior, que era de 1 em cada 44 crianças. Embora os motivos para esse aumento não sejam claros, especialistas acreditam que a maior conscientização sobre o autismo pode ser uma das explicações para o fenômeno.

O estudo do CDC avaliou os diagnósticos de autismo em diversos centros de saúde em 11 estados americanos. A pesquisa apontou uma prevalência de 27,6 casos do transtorno a cada mil crianças de até oito anos, o que permite chegar à proporção de 1 para 36. O autismo é 3,8 vezes mais frequente em meninos, mas a porcentagem de meninas com autismo também está aumentando. No Reino Unido, pesquisadores da Universidade de Newcastle estimaram que 1 em cada 57 crianças britânicas tem o transtorno, um número significativamente maior do que o registrado anteriormente.

Infelizmente, não existem estatísticas oficiais ou trabalhos epidemiológicos semelhantes realizados no Brasil. A detecção precoce do autismo é importante para que as crianças possam receber tratamento adequado. Estudos como o do CDC são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para pessoas com autismo, como destaca a neuropsicóloga Joana Portolese, coordenadora do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Comentários